“E é sem dúvida, um gozo extremo,
absoluto, em que voluntariamente interpretam os atores do comercial, quando
entram em contato com o produto”. (REQUENA)
Com esse trecho do texto, “Entre
o Signo e o Espelho” de Requena que começo a minha análise, já que o que se
observa nesse anúncio nada mais é do que o gozo pleno, absoluto, totalmente
gozoso e fingido. Em primeiro plano vemos bem uma mulher, com traços perfeitos,
segurando um frasco de perfume. Mas já pelo frasco vemos o quão perfeito é esse
objeto. Sua forma redonda o leva a forma da perfeição e sua tampa quadrada nos
remete ao quadro “O Batismo de Cristo” de Piero Della Francesca, porém ao invés
do céu na terra, temos a terra no céu. O frasco se funde com o lindo vestido da
modelo, que lembra-nos a pele de uma cobra, mostrando assim, seu lado selvagem e
fatal. A forma como ela segura o frasco, faz entender que o mesmo foi gerado no
seu ventre, semelhança total em um processo de antropomorfização, onde o objeto
toma formas da modelo. A igualdade é evidente. É bem claro que essa mulher é
totalmente narcisista; com uma mão ela segura o perfume, já com a outra, a si
mesma, parecendo estar gozando de forma sincronizada, enquanto toca o objeto
máximo de desejo e a si própria. Uma luz emerge da Magna Mulher nesse momento
de gozo, coisa que só foi possível no contato dela com o objeto completo, que
não carece de nada, pois ele é o símbolo da perfeição e o tampão para toda fenda.
Mais uma vez resalto a importância dos textos, reparem que o OO de JIMMY CHOO forma dois olhos. Olhos que
nos reconhecem, porém não podemos esquecer que o próprio perfume já se iguala a
um olho, que está em cena para suprir o nosso desejo.
Faz-se interessante o jogo de
formas geométricas que surgem de maneira visível nesse anúncio. Além do perfume,
o corte totalmente planejado do decote da modelo forma uma seta que mira
diretamente para o perfume. Por outro lado, também podemos ver um triângulo se
formando entre os dois ombros da bela mulher e o objeto absoluto: três lados perfeitos.
Atrás dela também se percebem vários quadrados e retângulos que remetem a
igualdade evidente no fato dela ser o perfume; os dois são a mesma coisa. A
forma como ela goza nos remete ao “Êxtase de Santa Teresa” de Bernini, porém
aqui temos a simulação em um gesto oco e sem o menor vértice de místico.
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